sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pensar para ser Sábio



A sabedoria é Inteligência navegacional, habilidade de fazer as escolhas que criam as conseqüências positivas em nossas vidas.

É o processo de aquisição e domínio da emoção através da inteligência, o princípio do “conheça-te a ti mesmo” e sua expansão para compreensão das emoções dos outros, trazendo a perspectiva de uma melhoria significativa em nossas perspectivas de vida.

Podemos dizer também que sabedoria é reconhecer e degustar a alegria da vida. Só é possível adquirí-la com desejo ardente e busca pelo conhecimento.
Agora como buscar o conhecimento?
Onde encontrar?
A quem pedir?
De quem comprar?
O conhecimento advém da informação.
Entretanto, a maioria esmagadora da informação que recebemos está manipulada, e obstáculos (tabus, dogmas, preconceito, medo e etc) criados e impostos pelos diversos instrumentos de comunicação, impede as pessoas de buscarem o conhecimento.
Como ultrapassar essa barreira?



Há séculos especula-se o que é ser sábio.
Para nós sábio é aquele que sabe viver.

O que é saber viver? É buscar, diante das questões e dificuldades que a vida nos traz, as melhores formas de vida.

Quando escolhemos uma forma de vida que nos permite bem-viver, diante de todas as dificuldades que enfrentamos, encontramos a sabedoria e podemos transmiti-la a todos os outros seres viventes? Não é isso que buscamos quando procuramos "receitas", "lições", "gotas" de sabedoria?

Talvez aquele que as encontrou como a melhor forma de vida tenha sido um sábio, porque encontrou a melhor forma de vida diante de sua situação, diante de seu momento. Seríamos nós sábios se reproduzíssemos essa forma em nossas vidas? Ou seríamos sábios se construíssemos as nossas formas de vida a partir de nossa situação, de nosso momento?



Quem pode nos dizer o que fazer de nossas vidas? Aquele que olha para dentro de si e vê todas as coisas? Será que o que eu vejo quando olho para dentro de mim é o mesmo que você vê ao olhar para si mesmo? Se já não somos os mesmos simplesmente por termos olhado...

Não há técnicas previamente determinadas que nos garantam o bem-viver. Não há receitas, não há garantias. Nosso bem-viver depende das construções que fazemos. Para construirmos adequadamente precisamos conhecer o terreno, o entorno, o material. De que material você é feito? Quais as formas da sua existência?

Existem sim, ferramentas comprovadas que nos auxiliam: Coaching, Programação neuro-linguística e Inteligência Emocional são algumas que utilizamos e que com certeza podem lhe trazer outra perspectiva de vida; de como ver o mundo, ajudar a solucionar os problemas diários e vencer todos nossos medos.

Seja sábio, reconstrua sua estória, melhore a qualidade da sua vida!
Associe-se ao Instituto Ser Pensador!


Ser sábio é ter o Amor como seu guia e o raciocínio como argumento desse Amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras: Todos os comentários são lidos e moderados previamente. Serão publicados aqueles que respeitarem as regras abaixo:
1. Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2. Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3. Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
4. Não serão aceitos comentários que violem qualquer norma vigente no Brasil; ou que manifeste caráter de calúnia, difamação, injuria, preconceito religioso, racista ou de opção sexual;
5. Caso deseje fazer alguma denúncia envie por e-mail sepensador@gmail.com, que vamos averiguar a veracidade das informações, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo, será divulgado, resguardando a fonte.
OBSERVAÇÕES:
1. Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de seus adminstradores;
2. Os administradores do Blog se reservam o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.