segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Porque Ser Pensador?

Apesar de a vida humana ter um valor inestimável, ela tem sido às vezes, vivida por nós de maneira superficial e insignificante. O homem do terceiro milênio tem mais informação e menos alegria, mais informação e menos tranqüilidade.




O que somos nós? Muito mais do que uma conta bancária, um título acadêmico, um status social, somos o que sempre fomos- seres humanos. Quem consegue ver essa verdade está se abrindo para uma nova perspectiva de vida. Nada nesse mundo pode tirar a dignidade de um ser humano, único e insubstituível. Toda pessoa que se sente inferiorizada, angustiada, incapacitada, diminuída, esgota sua motivação de viver, esfacela sua capacidade de superação e abandona a si mesmo na trajetória existencial.




A pior prisão que existe para o ser humano não é aquela que aprisiona seu corpo e sim a sua alma. Quem tem os pensamentos e emoções confinados perde a capacidade de pensar e impede de ser livre e feliz.




O Ser humano produz centenas de emoções diárias, elas se organizam, se desorganizam e reorganizam em um processo contínuo e inevitável. Quem consegue interromper um pensamento? É impossível interrompê-lo. Apenas a tentativa, já é um pensamento. Da qualidade de nossos pensamentos deriva-se a qualidade de nossas emoções.




Se as idéias que produzimos nos estimulam a ter sonhos, metas, ideais, projetos, certamente nos induzirão ao prazer, mas se forem negativas, derrotistas e ligadas à morte, doenças, acidente conseqüentemente nos induzirão a angustia e humor deprimido.

Por isso, é tão importante o gerenciamento das emoções. É necessário ser líder de si mesmo e deixar de ser expectador passivo das idéias negativas. Deixar de ser escravo das emoções e ser livre para pensar.




A maior revolução da nossa geração é a descoberta de que os seres humanos, ao mudarem as atitudes internas de suas mentes, podem mudar os aspectos externos de suas vidas.

Portanto, são perguntas que devemos nos fazer:
Qual é a importância dos nossos pensamentos?
O quanto à qualidade deles influenciam o que somos e o que havemos de ser?
Como se conectam nossas emoções com nossos pensamentos?
O quanto o homem pode ter autocontrole?
Porque nos frustramos e machucamos os outros?
Porque as emoções se apoderam de nós mais rápido do que nosso intelecto?
É possível me livrar do cárcere que a emoção me aprisiona?
Como realmente viver livre e feliz?
Como construir mais e melhores relacionamentos?
Cultivar a felicidade é possível?
A que se deve a crise que a humanidade passa hoje?
Conhecer meus sentimentos e do outro, me ajudará a ser mais feliz?
Porque sucesso é intimamente ligado aos sentimentos?
Inteligência tem haver com a herança genética?
Como ser expert em relações humanas?
Ou como obter técnicas de fundamentais para tratar as pessoas?
Porque o homem governa com relativa habilidade o mundo que o rodea, mas tem enorme dificuldade de administrar seus pensamentos negativos, reações impulsivas e sua dor emocional?

Ao longo dos séculos homens de toda nacionalidade, idade, religião, sexo, cultura e classe social tem buscado pelo segredo da vida. Segredo este procurado ansiosamente por Platão, William Shakespeare, Isaac Newton, Victor Hugo, Beethoven, Pitágoras, Abraham Lincoln, Thomas Edison, Einstein e outros cujos nomes foram imortalizados nos anis da história. Estes homens não só semearam idéias, romperam conceitos, ampliaram o horizonte e influenciaram gerações; mas provaram que o conhecimento não tem haver com quantidade de inteligência que se tem e sim com o uso dado a inteligência que se tem. Estes personagens como outros da história, por terem usado a inteligência e conhecimento, alcançaram a sabedoria que os impulsionaram ao sucesso.




O sucesso na vida poderia definir-se como a constante expansão da felicidade e a progressiva realização de objetivos. O sucesso consiste na capacidade de realizarmos os nossos desejos com um mínimo de esforço. E, no entanto, o sucesso, incluindo a criação de riqueza, foi sempre considerado um processo que exige um
Trabalho árduo e muitas vezes pensa-se que ele só se alcança à custa dos outros.

Há muitos aspectos do sucesso; a riqueza material constitui apenas uma componente. Além disso, o sucesso consiste numa viagem e não um destino. Acontece que a abundância material, em todas as suas formas de expressão, constitui uma das coisas que torna a viagem mais agradável. Mas o sucesso também requer uma boa saúde, energia, entusiasmo pela vida, fazer amizades, liberdade criativa, estabilidade emocional e psicológica, sensação de bem-estar e paz de espírito.





O Projeto ser pensador tem como objetivo principal levar às pessoas ao conhecimento necessário para produzir sabedoria com o fim de poderem exercer o direito de escolha. Direito este dado pelo criador e retirado pelos diversos sistemas que governam o mundo. Além de se auto-conhecer, gerenciar as emoções e cultivar a felicidade em sua vida.

O Instituto Ser Pensador trata de forma muito simples e prática com uma linguagem objetiva as questões que levam a uma renovação diária da mentalidade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras: Todos os comentários são lidos e moderados previamente. Serão publicados aqueles que respeitarem as regras abaixo:
1. Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2. Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3. Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
4. Não serão aceitos comentários que violem qualquer norma vigente no Brasil; ou que manifeste caráter de calúnia, difamação, injuria, preconceito religioso, racista ou de opção sexual;
5. Caso deseje fazer alguma denúncia envie por e-mail sepensador@gmail.com, que vamos averiguar a veracidade das informações, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo, será divulgado, resguardando a fonte.
OBSERVAÇÕES:
1. Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de seus adminstradores;
2. Os administradores do Blog se reservam o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.